quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Caros nós mesmos,

 As imagens divulgadas pela imprensa brasileira hoje chocaram. Uma criança de 2 anos fumando maconha! Isso chegou a um ponto inaceitável, e venho, por meio deste post, falar sobre uma situação que já se tornou insuportável e inaceitável. Não pretendo generalizar, apenas criticar aqueles a quem serve a carapuça.
   É isso, apenas isso que a "rebeldia" daqueles que se dizem o "futuro" do Brasil traz. Dar dinheiro a criminosos e fomentar não apenas estas barbáries, mas também fuzis, granadas, munição e mais drogas para vender ainda mais. É isso que o brasileiro sabe fazer, lutar por aquilo que ele, e apenas ele (ou um pequeno grupo), acredita, sem pensar na sociedade como um corpo passível das consequências desses atos. Sempre foi assim. É assim que se "luta" contra a "opressão", não é? Só vejo hipocrisia nos discursos sobre "mobilização", "luta", "cidadania" e um monte de baboseira ditas por pessoas que em alguns casos não acham que válido lutar por uma mobilização contra drogas, para cortar o financiamento do tráfico, e assim fazer a sua parte na luta contra este. Ninguém liga, certo? Talvez poque não seja conveniente. Por isso que vivemos desta forma, um país onde governa-se para uns poucos, e o povo, com um pouco de "circo" bate palmas e diz: " Tá tudo bem!". É porque procuramos nosso próprio interesse. O brasileiro, além de "mulher de malandro", é egoísta.
   É a favor das drogas? Então porque, em nome da legalidade que tanto é exigida dos órgãos governamentais (que precisam muito dela também) não se age por meios lícitos, por caminhos legais uma tentativa de legalização, já que esse "protesto", que não me parece nada além de adolescente, ridículo e criminoso, só tem trazido morte? Ah, já sei, não se é capaz de fazer a sua parte de cidadão nem na hora de jogar a guimba de cigarro fora não é?  São jogadas nos telhados da faculdade! Na verdade, esse é o lugar que mais me cheira a toda essa porcaria: Falamos tanto de mudança, blá, blá, mobilização, blá, cidadania, blá, e tudo isso que já citei. Então por que, pessoal? Por que? O que mais vejo por lá são esses brasileiros que levantam bandeiras, reunidos em suas rodinhas e fumando seus baseados, rindo de se acabar, como se aquilo não tivesse a mínima consequência, como se não incomodassem, como se aquilo fosse certo e aceitável. Se parece aceitável, só o é porque criamos essa situação ridícula, onde por um lado exigimos paz, probidade, liberdade e incontáveis exigências, e por outro, não ligamos em vandalizar o público, em nos drogarmos,  em atrapalhar o próximo.
   Sei que o crime tem outras fontes, que as estrutura do tráfico é muito maior que o consumo local, que muitos poderosos se beneficiam com isso, que a pobreza é, em grande parte a criadora da criminalidade, e que sem ela o crime seria abafado. Sei que os problemas sociais vividos pelo Brasil fomentaran essa situação também. Sei disso tudo, mas isso justifica? Creio que não. Sei que muitos responderão sobre influencia da mídia. Que os poderosos tentam atribuir a criminalidade ao consumo e que sou um "qualquer com discurso contrário a pobreza intocável (e por que não instrumento)" dos que desejam mudar o país. Acreditem, é bem diferente disso, e os que por ventura possam me conhecer bem sabem que é verdade.
  É por isso, que qualquer esperança sobre esse país que tanto amo estão cada vez mais longe de parecerem possíveis. Nossa geração não criou ícones, heróis, gênios. Ela apenas aceitou um poder sem pudor, criou tendências fúteis que nada dizem, comprou, gastou e matou, e a única coisa que consideramos "legal" é o errado, o ilegal. Esse é o nosso Brasil, nosso povo, nossa juventude...

Nenhum comentário:

Postar um comentário